Capex ou Opex, Qual a Melhor Solução?

Para manter os sistemas de tecnologia de uma empresa integrados há duas formas de aquisição de plataformas, sistemas e sofwtares: Capex e Opex. Cada um delimita uma forma diferente de investir na contratação de solução de gestão de orçamento da empresa.

Entretanto, para escolher qual melhor se aplica as necessidades da instituição, é necessário entender a definição de cada segmento de plataforma.

Quais as principais diferenças entre Capex e Opex?

Capex é a sigla pra Capital Expenditure em inglês que quer dizer Despesas de capitais. Esse é o sistema que envolve todos os custos de aquisição de equipamentos que a empresa possui, direcionando essas compras em melhoria para o produto e serviço que a institui possui, ou até mesmo para melhorias de estruturas internas. Um exemplo é a compra de impressoras, aquisição de um prédio para a instalação da filial e a compra de uma licença para o uso de um software de controle orçamentário.

Já o Opex é Operational Expenditure, que tem como foco controlar as despesas operacionais em investimento em manutenção de equipamentos. Nesse caso, são os gastos de rotina, despesas usuais com funcionários, tributos, serviços terceirizados, entre outros custos do cotidiano. Nesse caso, ao invés de comprar a licença do software, é feita a sua contratação com o pagamento de uma mensalidade durante todo o uso do programa SaaS.

Logo, explicando a diferença entre os dois, dá pra entender que não há um melhor do que o outro, mas sim que são duas aplicações de investimentos e aplicação de verba diferentes em uma empresa. Porém, somente um profissional especializado poderá indicar o que é melhor para a empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *